Instalada em um prédio histórico no centro da cidade, a Feira de Artesanato reúne artesãos de nossa região e de diversas localidades do Brasil e do exterior, contando com espaço para exposição e comercialização de produtos, além de servir de palco para apresentações dos grupos estrangeiros e de artistas locais.
Instalada em um prédio histórico no centro da cidade, a Feira de Artesanato reúne artesãos de nossa região e de diversas localidades do Brasil e do exterior, contando com espaço para exposição e comercialização de produtos, além de servir de palco para apresentações dos grupos estrangeiros e de artistas locais.
Localizada na Praça da Bandeira, a Feira do Livro é um importante espaço para editores e livreiros exporem e comercializarem livros e outras obras culturais, oportunizando ao público o acesso a obras e editoras de renome nacional e internacional.
Em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Feira do Comércio reúne grande número de lojistas da cidade que, durante o evento, estarão reunidos em um espaço, expondo seus produtos, proporcionando descontos, preços especiais e horários diferenciados para a população.
Sessão Solene é a recepção oficial dos Poderes Públicos aos participantes do Festival. Eles são apresentados ao Prefeito Municipal, ao Presidente da Câmara de Vereadores e demais autoridades, oferecendo-lhes presentes de seus países e recebendo, em retribuição, lembranças de nossa cidade.
Um dia dedicado ao lazer e ao turismo pelos grupos estrangeiros, visitando os principais pontos turísticos de Nova Prata, Vila Flores e Veranópolis, entre eles o Parque de Águas Termais Caldas de Prata e a Cascata da Usina.
A dança alegra a cidade durante as tardes, com apresentações dos grupos nas Feiras, nas ruas e na praça, interagindo com a população e o comércio.
Desde o início do ano letivo, os professores de todas as escolas do município trabalham com seus alunos os aspectos geográficos e socioculturais dos países participantes do Festival. São mais de 4 mil alunos em constante integração com os grupos internacionais por meio das apresentações e de oficinas de danças, enriquecendo culturalmente crianças e jovens de todos os níveis sociais e econômicos, dando-lhes oportunidade ímpar para conhecerem outras culturas e incentivando hábitos de pesquisa, aprendizado de idiomas e contato com a diversidade humana.
A Celebração pela Paz acontece na Igreja Matriz São João Batista. Todos os grupos estrangeiros e locais, dentro de suas concepções religiosas, elevam suas orações, oferendas e agradecimentos em busca de união e fraternidade. Ao final, ocorre o plantio de uma árvore representando a paz entre os povos.
Desde 2021 o Festival é sede da Conferência Internacional da FIDAF, em que são debatidos temas relevantes aos grupos de dança, festivais e ao contexto sociocultural do mundo todo. Participam dela os representantes nacionais e continentais da FIDAF, os chairmen da instituição, presidentes, coordenadores e integrantes dos grupos de todos os cantos do planeta.
“O CONTATO COM A ARTE É, COMPROVADAMENTE, EFICAZ NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA.”
Esta é a razão pela qual o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata promove apresentações com alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Associação Comunitária de Portadores de Deficiência Física (ASCODEF) nas noites de espetáculos em seu palco principal.
Com o espírito de união e solidariedade, a organização do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata promove a Ação Solidária para arrecadar doações, mantimentos e outros serviços para ajudar aos que mais necessitam. Serão diversas pessoas e entidades beneficiadas com esse auxílio, para juntos amenizarmos o sofrimento de nossos semelhantes.